quarta-feira, setembro 29, 2010

Brasileiro ganha prêmio internacional em concurso de jovens cientistas

Brasileiro ganha prêmio internacional em concurso de jovens cientistas
Jovem encontrou uma maneira de baratear a coloração de tecidos com ajuda de fungos
Do R7, com EFE
No grupo dos países latino-americanos se destacou o brasileiro Lopes, um jovem pesquisador de 20 anos, natural de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul
A 22ª edição de um concurso da União Europeia para jovens cientistas, que começou no dia 26 de setembro e terminou besta terça-feira (28) em Lisboa, Portugal, tem um projeto do Brasil entre os vencedores.
O brasileiro William Lopes ganhou na categoria Internacional, dedicada a projetos de países não pertencentes aos 27 Estados-membros da União Europeia. Ele desenvolveu um trabalho sobre a utilização do fungo aspergillus níger para o tratamento de tintas.
Os vencedores, que ganharam o equivalente a R$ 16.250 (7 mil euros) cada, foram o projeto tcheco sobre as nanopartículas de CO2 - aplicável na pesquisa de armazenamento dos gases do efeito estufa -, o polonês com um estudo sobre formigas e o húngaro sobre educação científica.
Máire Geoghegan, comissária europeia para investigação, inovação e ciência, elogiou os participantes.
- Jovens como esses contribuem para moldar o futuro e acho que estamos em boas mãos.
O museu da eletricidade da capital portuguesa recebeu 85 projetos de 124 jovens, entre 14 e 21 anos, provenientes de 37 países, 27 da União Europeia e dez convidados, entre eles Brasil, Estados Unidos, Canadá, Israel e China.
No grupo dos países latino-americanos se destacou o brasileiro Lopes, um jovem pesquisador de 20 anos, natural de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Seu projeto premiado tem como objetivo baratear o processo de coloração de tecidos como o couro e foi bem recebido pelo público. Ele diz que sua ideia é sustentável.
- É uma iniciativa amiga do meio ambiente e mais barata. Já tem várias empresas interessadas.
O estudante fez outro estudo que mostra a capacidade do mesmo fungo de absorver pigmentos de corantes descartados em rios pela indústria de couro.
O concurso Jovens Cientistas da União Europeia começou em 1989 e visa promover a cooperação internacional e estimular novos talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters