quarta-feira, setembro 29, 2010

Dilma apela à militância Petista cai no Datafolha, e aumenta a possibilidade de haver segundo turno

Dilma apela à militância
Petista cai no Datafolha, e aumenta a possibilidade de haver segundo turno
Gerson Camarotti – O Globo - BRASÍLIA
 Diante da crescente possibilidade de a disputa presidencial ser decidida no segundo turno, como indica a pesquisa do Datafolha divulgada ontem, a candidata do PT, Dilma Rousseff, e seu partido apelaram ontem aos militantes para não esmorecer e ir às ruas pedir votos. Pela pesquisa, Dilma, que tinha 54% dos votos válidos na sondagem anterior, caiu para 51%. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, ela poderia estar com 49%, o que forçaria a realização de um segundo turno. Para ganhar neste domingo, Dilma precisa ter 50% dos votos válidos mais um. A petista perdeu votos em todas as regiões e segmentos do eleitorado.
Em duas semanas, desde o início do escândalo de tráfico de influência que derrubou Erenice Guerra do comando da Casa Civil, a diferença entre Dilma e os demais candidatos caiu 12 pontos, considerando-se apenas os votos válidos. A diferença entre ela e a soma de todos os adversários caiu para dois pontos, o que está dentro da margem de erro. Por isso, não é possível afirmar hoje se haverá ou não segundo turno.
Logo de manhã, durante um corpo a corpo na rodoviária central de Brasília, Dilma foi cautelosa sobre a possibilidade de vencer no primeiro turno. Afirmou que é impossível dizer se a eleição terminará domingo ou em 31 de outubro: — Queria fazer um apelo à minha militância para não esmorecer, ir para a rua e disputar voto a voto. Peço três coisas. Primeiro, serenidade, porque a gente está no rumo certo, ninguém precisa perder o rumo nem o prumo. Temos que continuar tendo uma atitude serena diante de todo esse processo eleitoral e manter o nível, não brigar, não ter baixaria. A segunda é determinação de buscar o voto e não achar jamais que a gente resolve as coisas antes da hora. E tem uma terceira coisa muito importante: ter no coração amor pelo Brasil.
 Dilma: ‘Não pode subir no salto’
Na mesma estratégia, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, divulgou carta conclamando a militância petista a ir às ruas para assegurar a vitória em 3 de outubro. “É a nossa militância que vai fazer a diferença na reta final. Vamos para as ruas, vamos para decidir. Vamos fazer História mais uma vez”, escreveu Dutra.
Perguntada por uma repórter se preferia disputar o segundo turno com o tucano José Serra ou a verde Marina Silva, Dilma afirmou: — Minha querida, só se for completamente louca respondo a uma pergunta dessas.
Durante a rápida entrevista, a petista evitou fazer previsões: — Qualquer um de nós vai ter que esperar a urna (ser) fechada, ter respeito pelo eleitor, contar os votos e discutir daqui para a frente.
Mesmo assim, Dilma minimizou o resultado da pesquisa Datafolha.
Lembrou que, até domingo, haverá pesquisas diariamente, com “subidas” e “descidas” nos números: — Nunca comentei pesquisa, nem para cima, nem para baixo. Vai ter pesquisa quarta, quinta, sexta e sábado.
E vai ter um grande encontro com a democracia no domingo. Vocês não gastem todas as emoções hoje — ironizou Dilma. — Estamos no momento da eleição em que é normal que haja subidas e descidas.
Dilma afirmou que está preparada para ser o principal alvo dos demais candidatos no debate da TV Globo, amanhã, e disse que manterá o tom de propostas. Após o evento de rua, acompanhada do candidato do PT ao governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ela gravou sua participação para o último programa de TV do horário eleitoral gratuito e se preparou para o debate na Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters