quarta-feira, setembro 29, 2010

Entre mais instruídos, Dilma fica em 3º

Entre mais instruídos, Dilma fica em 3º
O GLOBO
Petista caiu em todas as regiões do país e, entre as mulheres, perdeu cinco pontos
SÃO PAULO. A queda dos índices de intenção de voto da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, registrada na pesquisa Datafolha, foi mais acentuada em algumas parcelas do eleitorado. Entre os que declaram ter curso superior, por exemplo, a petista perdeu dez pontos em duas semanas, caindo de 38% para 28%. Nessa faixa, ela está em terceiro, atrás do tucano José Serra, com 34%, e da verde Marina Silva, com 30%. Entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos (cerca de 33% do eleitorado), Dilma perdeu sete pontos no período, passando de 49% para 42%.
No segmento do eleitorado que ganha acima de dez salários mínimos, a candidato do PT perdeu seis pontos em duas semanas, e hoje tem 30%. Está atrás de Serra que, nesse período, ganhou sete pontos e tem 41%. Marina cresceu sete pontos e passou de 19% para 26%.
Nessa última pesquisa, realizada segunda-feira, Dilma tem 46%, uma queda de três pontos em relação à sondagem anterior, semana passada. Serra se manteve estável com 28% e Marina subiu de 13% para 14%. O número de indecisos passou de 5% para 7% e os de que votam em branco ou nulo, de 3% para 4%. A diferença entre o índice de Dilma e o os demais candidatos somados (44%) é hoje de dois pontos. Considerando-se apenas os votos válidos (sem votos nulos, em branco e indecisos) é de 51% para 49%.
No Norte e no Cento-Oeste, a maior queda de Dilma por região
A pesquisa Datafolha ouviu 3.180 eleitores em 202 municípios, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 32.913/2010.
Dilma perdeu pontos em todas as regiões do país. Nas nas áreas metropolitanas foi registrada uma diminuição de quatro pontos da preferência do eleitor pela candidata petista. Por regiões, a maior queda de Dilma foi registrada no Norte e Centro-Oeste onde, em uma semana, Dilma perdeu seis pontos (50% para 44%), enquanto Serra cresceu um ponto (29% para 30%) e Marina mais do que dobrou seu índice, passando de 8% para 17%.
A candidata verde também teve um crescimento expressivo na Região Sudeste, subindo de 11% para 17%; Dilma perdeu três pontos (44% par 41%) e Serra perdeu um ponto (32% para 31%). Na Região Sul, Dilma está agora em situação de empate técnico com Serra. A petista caiu de 43% para 39%, enquanto Serra caiu um ponto e hoje tem 35%. Marina, que cresceu em todas as regiões, passou de 7% para 10%.
A queda de Dilma também é expressiva entre as mulheres (cinco pontos). Ela caiu também entre na parcela de eleitores entre 35 a e 59 anos (quatro pontos). Considerando o total de votos, cada ponto representa cerca de 1,38 milhão de eleitores.
Dilma chegou a ter 12 pontos percentuais a mais que a soma das intenções de voto de todos os candidatos, há duas semanas. A petista não havia sofrido qualquer abalo de popularidade por conta do escândalo do vazamento de sigilo fiscal de tucanos e de Verônica Serra, filha do candidato do PSDB. Pelo contrário. Chegou a subir um ponto naquela época. Mas, a partir do caso Erenice, a vantagem para os demais adversários somados acabou reduzida para dois pontos, no intervalo de duas semanas.
O Datafolha também simulou um confronto direto entre Dilma e Serra num eventual segundo turno. A vantagem da petista caiu três pontos nesse cenário, em relação à sondagem anterior, semana passada. Passou de 55% para 52% das intenções de votos, enquanto o tucano oscilou um ponto para cima, e alcançou 39%.
Dilma: 27% de rejeição, seu pior índice registrado no Datafolha
A petista também conheceu nesta pesquisa sua maior taxa de rejeição, desde o início das sondagens do Datafolha. Nos últimos cinco dias, o índice de eleitores que não votam em Dilma de jeito nenhum subiu três pontos percentuais, de 24% a 27%. No entanto, Serra continua sendo o candidato mais rejeitado pelos eleitores. O Datafolha registrou oscilação de 31% a para 32%. Marina permaneceu estável em 17%.
O Datafolha também verificou a intenção de voto espontânea (sem apresentação de nomes ao eleitor), na qual Dilma continua à frente, mas oscila negativamente dois pontos percentuais, de 39% para 37%. Já Serra ficou estável em 21%, e Marina ganhou dois pontos, passando de 9% para 11%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters