sexta-feira, outubro 15, 2010

Azul e verde

Azul e verde
RENATA LO PRETE - FOLHA DE SÃO PAULO - 15/10/10
 O esperado anúncio da neutralidade de Marina Silva e a iminência da liberação, pelo PV, do caminho a ser seguido por seus diretórios estaduais levaram um grupo capitaneado por Fernando Gabeira (RJ) e Fábio Feldmann (SP) a marcar para segunda-feira um ato público em São Paulo no qual será referendado apoio de parte dos verdes a José Serra. O argumento a justificar o acordo é a observância dos dez pontos programáticos apresentados pelo partido e a promessa de cooperação tucana no embate que se avizinha no Congresso em torno da votação Código Florestal. Os ‘marineiros’ pró-Serra dizem reunir 70% do PV.
Cabeleira - Por causa do longo e grisalho rabo de cavalo, o presidente do PV, José Luiz Penna, ganhou dos ‘marineiros’ o apelido de ‘avô do Derico’, referência ao mais famoso membro do sexteto musical que acompanha o ‘Programa do Jô’.
Consultoria - Foi Aloizio Mercadante quem instruiu Dilma Rousseff para o debate da Band sobre temas relacionados ao governo de São Paulo. O candidato derrotado também estimulou a petista a explorar desavenças entre os grupos tucanos de Serra e de Geraldo Alckmin.
Em vão - O PSDB não vê futuro na tentativa de Dilma de levar a ‘pauta paulista’ à propaganda de TV. Alega que esses temas reverberam pouco em outras regiões.
Cassetete 1 - Célebre por convocar um movimento para ‘quebrar a espinha da candidatura do Serra’ no auge da greve dos professores, em abril, a sindicalista Izabel Noronha será uma das atrações do evento, hoje, em que Dilma detalhará seu plano para a educação.
Cassetete 2 - Bebel, como é conhecida, espera ajudar o PT na desconstrução do candidato. ‘Do Serra, sim, eu tenho medo. Tratou professores com violência. Será assim se for presidente?’
Doador universal - Com a batalha do segundo turno mais dura do que se imaginava, a campanha de Dilma amplia a rede de colaboradores. Paulo Okamotto, amigo do peito de Lula e presidente do Sebrae, foi chamado a opinar sobre produção e distribuição de material.
A postos - Diante das críticas ao desempenho do guru Marcelo Branco, coordenadores de internet nos Estados onde as disputas se resolveram no primeiro turno estão sendo instados a continuar trabalhando por Dilma.
Formiguinha - Referendado o acordo nacional com o PP, a cúpula petista deseja agora que o partido reconquiste seus dissidentes do Paraná e de Minas, que estão fechados com os tucanos.
Zona de risco - O PMDB, que chegou a identificar no segundo turno uma chance de ganhar espaço na campanha, está inquieto com os resultados das pesquisas mais recentes. A decisão de ontem da seção gaúcha do partido, de liberar os filiados com recomendação de apoio a Serra, foi recebida com preocupação pelo QG dilmista.
Calado - O silêncio de Ciro Gomes (PSB) em relação a Serra impressiona aliados. Alguns esperavam que, guindado à coordenação da campanha, ele comandaria a artilharia contra o tucano.
Tiroteio Lula se dedicou com tanto ódio à campanha para derrotar os adversários que vai acabar derrotando a sua criatura.
DO DEPUTADO JOÃO ALMEIDA (PSDB-BA), sobre comentários demeritórios do presidente acerca do desempenho da oposição em alguns Estados, no momento em que diminui a diferença entre Dilma Rousseff e José Serra nas pesquisas.
Contraponto
Cada um no seu lugar
Após participar de missa no santuário de Aparecida, Dilma Rousseff concedia entrevista coletiva num auditório no subsolo da basílica. Antes de se dirigir à candidata, cada jornalista inscrito era devidamente posicionado e anunciado por uma funcionária do local.
A certa altura, a cerimonialista interrompeu um repórter, que se prolongava na réplica, para passar a palavra ao seguinte. De olho na cena, Dilma, que recentemente dispensou o púlpito atrás do qual dava entrevistas a uma distância segura dos jornalistas, notou:
- O bom aqui é que tem disciplina! Gostei de ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters