sexta-feira, outubro 15, 2010

O novo Aécio

O novo Aécio
ILIMAR FRANCO - O GLOBO - 15/10/10
Ao contrário das eleições de 2002 e 2006, o ex-governador Aécio Neves está empenhado agora em tentar dar a vitória para José Serra em Minas Gerais. Um interlocutor explica que antes "ele tinha a opção de cruzar os braços porque seria governador"; mas agora, se o PT vencer, será apenas um "senadorzinho" de oposição. Aécio precisa se credenciar para ser candidato em 2014 e, no caso de vitória do PSDB, para ter um lugar ao sol.
Tucanos assustados em Goiás A insegurança tomou conta dos aliados do tucano Marconi Perillo, candidato ao governo de Goiás. Ele foi o mais votado no primeiro turno. Mas a CEF acaba de assinar um acordo com o governador Alcides Rodrigues (PP), que apoia Iris Rezende (PMDB), para sanear a companhia de energia estadual (Celg). A negociação prevê um aporte de recursos de R$ 700 milhões para ser repassados a municípios a título de pagamento de ICMS que não foi recolhido pela Celg. Marconi agora teme que o governador use esse instrumento para pressionar prefeitos do interior do estado a mudarem de posição e entrarem na campanha de Iris.
"Fui revelar nossa cristandade" - Michel Temer, presidente da Câmara (PMDB-SP) e vice na chapa de Dilma Rousseff (PT), sobre visita à sede da CNBB
NAS CORDAS. Terminado o primeiro turno com a expressiva votação de Marina Silva, o ex-ministro Carlos Minc achou que era chegada a hora e a vez de a ecologia entrar na pauta da sucessão presidencial. Ele está irado com o rumo do debate: "Os conservadores não estão com essa bola toda, mas emparedaram a Dilma e o Serra. Parece que a disputa é sobre quem é mais conservador ou quem é mais contra os direitos das mulheres."
Redução de danos Os deputados federais Chico Alencar (RJ) e Ivan Valente (SP) vão defender hoje, na reunião da Executiva Nacional do PSOL, o "voto crítico" em Dilma Rousseff (PT). O partido está dividido entre o apoio à petista e a neutralidade.
A missão O presidente do PT, José Eduardo Dutra, e o ministro licenciado Alexandre Padilha foram despachados para Minas Gerais. A tarefa: tentar convencer o deputado Patrus Ananias e o exprefeito Fernando Pimentel a trabalharem juntos.
O apoio do PP e os votos do Sul O PP do Sul do Brasil está se inclinando pela candidatura do tucano José Serra. Esta é a posição do casal Amin (SC) e da senadora eleita Ana Amélia (RS). O almoço de ontem, entre Dilma Rousseff, o presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), o ministro Marcio Fortes (Cidades) e parlamentares foi uma ação para garantir o apoio do PP no restante do país e dar cobertura aos dilmistas isolados do Sul.
Bancada de herdeiros Em sete estados, os campeões de voto para deputado são parentes de líderes políticos. Renan Filho (PMDB-AL), de Renan Calheiros; ACM Neto (DEMBA), de ACM; Dona Iris (PMDB-GO) é mulher do prefeito Iris Rezende; Rodrigo de Castro (PSDB-MG) é filho de Danilo de Castro; Ana Arraes (PSB-PE) é mãe do governador Eduardo Campos; Teresa Jucá (PMDB-RR) é mulher do líder do governo, Romero Jucá; e Valadares Filho (PSB-SE) é filho do senador Valadares.
O PMDB gaúcho aprovou por ampla maioria o indicativo de voto em José Serra. Dilma Rousseff terá apenas cerca de 15% dos peemedebistas locais.
ESTREMECIDAS as relações do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) com o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB). Geddel não perdoa o fato de ter sido abandonado pelo prefeito na eleição para o governo estadual.
A CANDIDATA ao governo do Distrito Federal Weslian Roriz (PSC) está prometendo criar o Bolsa Remédio.
ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters