segunda-feira, outubro 04, 2010

Consolidação democrática

Consolidação democrática
FERNANDO RODRIGUES – Folha de São Paulo
BRASÍLIA - A sexta eleição presidencial seguida é um luxo para um país como o Brasil. A disputa de ontem marca a consolidação do regime democrático, apesar de todas as suas imperfeições.
O país vive em democracia desde 1985. São 25 anos. Um quarto de século se passou depois dos 21 anos da ditadura militar de 1964. Antes do regime de exceção, houve liberdade política de 1945 a 1964, mas foram realizadas nesse período só quatro eleições presidenciais.
Participei de todas as coberturas jornalísticas das eleições presidenciais de 1989, 1994, 1998, 2002, 2006 e agora em 2010. Para quem olha de perto apenas o ambiente envenenado das últimas semanas, com as altercações vitriólicas na internet entre petistas e tucanos, a impressão é de uma democracia em estágio ainda muito primitivo. A avaliação é correta, mas é necessário dizer que já foi bem pior.
Em 1989, era comum circular a lengalenga sobre ameaça de militares tomarem o poder após a eleição. Em 1994 e 1998, o PT flertava com um mundo pré-queda do Muro de Berlim. Fazia campanha contra o Plano Real. O PSDB se acostumou com o adversário fraco. Em 2002, tucanos quiseram impor o debate na base do "ou nós ou o caos". A estratégia do medo fracassou. Lula e o PT chegaram ao poder.
Petistas se esfalfaram em mensalões e aloprados. O eleitor foi generoso em 2006 e deu a Lula mais quatro anos. Agora, mesmo com um debate epidérmico e genérico na campanha, o Brasil teve três candidatos com chances de chegar ao Planalto que poderiam com folga disputar o cargo de presidente de qualquer país do planeta.
Ainda há muito a fazer. O Congresso aprova leis esdrúxulas. A Justiça se acovarda e não arbitra. Só não existe dúvida de que a democracia está aí, vigorosa, fazendo o Brasil melhor. O copo pode estar meio cheio para alguns, meio vazio para outros, mas o país entrou numa estrada correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters