segunda-feira, outubro 04, 2010

UE deve debater esta semana alertas de viagem por ataque terrorista

UE deve debater esta semana alertas de viagem por ataque terrorista
DA EFE, EM BRUXELAS (BÉLGICA)
Os ministros do Interior da União Europeia (UE) devem discutir nesta quinta-feira (7) os recentes alertas de viagens emitidos pelos Estados Unidos e pelo Japão diante da ameaça de ataques terrorista da Al Qaeda na Europa.
Segundo a agência de notícias Efe, os ministros discutirão as advertências lançadas aos cidadãos americanos e japoneses no Conselho da UE, em Luxemburgo. A reunião deve contar ainda com um representante do governo americano.
"Estamos em contato permanente com as autoridades americanas e vigiamos a situação", explicou um porta-voz da Comissão Europeia (órgão executivo da UE).
 A comissária do Interior da UE, Cecilia Malmström, soube do alerta de atentados pela própria secretária de Segurança Nacional dos EUA, Janet Napolitano.
A UE e os EUA cooperam estreitamente na luta contra o terrorismo desde os atentados de 11 de setembro de 2001, com acordos como o de registro de dados de passageiros (PNR) e o de informação bancária de supostos terroristas (Swift).
O Departamento de Estado americano emitiu neste domingo uma advertência a seus cidadãos que viajarão à Europa para que se mantenham em alerta em lugares públicos, por causa da possibilidade de um atentado no continente.
O comunicado diz aos cidadãos americanos viajando para a Europa, sem especificar nenhum país, que deveriam proceder com cautela. O comunicado diz que os sistemas de transporte público e outras instalações ligadas ao turismo poderiam ser alvos, notando que ataques passados atingiram os serviços ferroviário, aeroviário e de navegação.
Já o Reino Unido elevou o nível de ameaça terrorista de "geral" para "alto" para seus cidadãos viajando para Alemanha e França, mas mantendo o nível de ameaça interno em "severo" --o que significa que um ataque é altamente provável. O Reino Unido também disse concordar com o alerta dos EUA para o continente europeu como um todo.
"Os atentados poderiam ser perpetrados em locais indiscriminados, frequentados por estrangeiros e turistas", indica um comunicado da Chancelaria.
A secretária de Interior do Reino Unido, Theresa May, pediu que a população informe a polícia sobre qualquer atividade suspeita, afim de tentar evitar um eventual ataque terrorista.
Nas últimas horas, o governo do Japão também emitiu um alerta de viagem, recomendando aos cidadãos japoneses que fiquem atentos em lugares públicos da Europa diante do risco de atentados terroristas da Al Qaeda.
O ministério pediu aos japoneses que tenham viagem marcada à Europa que disponham de informação atualizada e ajam com precaução em zonas que poderiam ser alvos terroristas --como instalações governamentais, delegacias, transporte público, áreas turísticas e lugares de reunião de massas.
A advertência foi dada depois que as agências de inteligência ocidentais detectaram um suposto complô da rede Al Qaeda para realizar atentados terroristas contra cidades de Reino Unido, Alemanha e França.
EUROPA EM ALERTA
A Europa não costuma aparecer entre os lugares mais preocupantes, embora esta situação possa mudar após as agências de inteligência ocidentais detectarem um suposto complô da Al Qaeda para realizar ataques contra cidades do Reino Unido, Alemanha e França.
Segundo a mídia europeia informou recentemente, os jihadistas planejam sequestrar civis ocidentais e assassiná-los em ataques similares aos que realizaram contra dois hotéis na cidade indiana de Mumbai em 2008.
As agências ocidentais acham que o plano deixou de ser uma simples ideia e passou para fase de preparação, embora não se saiba quais são exatamente os alvos, apesar de acreditarem que sejam prédios muito conhecidos.
Os últimos ataques militantes em larga escala bem-sucedidos na Europa foram os ataques à bomba contra o sistema de transporte de Londres, em julho de 2005, que mataram 52 pessoas. Homens-bomba mataram 191 pessoas em trens em Madri em março de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters