segunda-feira, outubro 04, 2010

Votos de Marina põem Serra no 2º turno contra Dilma

Votos de Marina põem Serra no 2º turno contra Dilma
De olho em 19,6 milhões de eleitores, PSDB negocia apoio do PV na próxima etapa
O Globo
Graças à onda verde que rendeu à candidata Marina Silva quase 20 milhões de votos (19,3%), o tucano José Serra irá disputar, em 31 de outubro, o segundo turno da eleição presidencial contra a ex-ministra Dilma Rousseff, do PT. Com 47 milhões de votos (46,8%), menos que os 48,6% obtidos pelo seu padrinho, o presidente Lula, no primeiro turno da reeleição em 2006, e bem abaixo dos índices apontados pelos institutos de pesquisa, Dilma venceu em 18 estados, incluindo Minas Gerais e Rio.
Mas só conseguiu superar a soma de seus adversários em 10 deles, concentrados nas regiões Norte e Nordeste. Em nenhum do Sul e do Sudeste atingiu mais de 50%.
Com 33 milhões de votos (32,6%), o candidato do PSDB venceu em oito estados, inclusive São Paulo, também contrariando as últimas pesquisas. Marina venceu apenas no Distrito Federal. As duas campanhas preparam agora ajustes para a segunda fase da disputa. PT e PSDB já enviaram recados para o PV — que integrou o governo tucano em São Paulo — pedindo apoio do partido daqui para a frente. Dona do melhor terceiro lugar de todas as disputas presidenciais desde a redemocratização, em 1989, Marina se tornou a grande eleitora do segundo turno e conseguiu, como previra, “perder ganhando”.
Sobre apoio ao PT ou ao PSDB, disse que decidirá a partir das propostas de governo. “Será uma decisão que nada tem a ver com a velha política”, afirmou a verde, que sugeriu uma plenária com participantes do PV para decidir o rumo a seguir. Dilma prometeu “garra e energia” no segundo turno. Serra, em São Paulo, participou de uma festa com tucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters