quinta-feira, outubro 07, 2010

Agora, programa do PT será contra aborto

Agora, programa do PT será contra aborto
Campanha de Dilma volta atrás e não vai mais esperar fim do segundo turno para divulgar seu plano de governo
Maria Lima BRASÍLIA – O Globo
 Contrariando decisão anterior, de que o programa de governo da candidata do PT, Dilma Rousseff, só seria divulgado depois da eleição, caso ela seja eleita, a coordenação da campanha voltou atrás. Uma peça com os planos da coligação deverá ser divulgada nos próximos dias. A ideia foi retomada para deixar claro, entre outras coisas, que a candidata petista, se vitoriosa, não defenderá a legalização do aborto ou outras questões polêmicas para a Igreja, como o casamento gay.
O coordenador do programa de governo da campanha de Dilma, Marco Aurélio Garcia, informou ontem que será lançado também um manifesto de apoio à candidata petista, assinado pelos partidos da coligação e representantes da sociedade civil, confrontando os projetos defendidos por Dilma e pelo candidato tucano José Serra.
— Estamos fechando o programa de governo centrado no tripé saúde, educação e segurança.
E será divulgado antes do segundo turno, nos programas de rádio e TV — disse Marco Aurélio Garcia.
Ele revelou que Dilma e coordenadores da campanha têm recebido manifestações de todos os setores da Igreja, principalmente bispos da Igreja Católica, da Comissão de Justiça e Paz, rechaçando o que chamam de manipulação da religião para efeitos partidários. E acusou Serra de estar por trás de uma “guerra suja”. — O Serra tenta fazer do aborto uma questão central do segundo turno para desviar o foco do debate sobre programa de governo, que ele não tem.
Está partindo para uma guerra suja, para desqualificar a nossa candidata. E, como não tem coragem para assumir a paternidade da sordidez, ele a terceiriza para os seus paus-mandados — disse Garcia.
Ele disse ainda que essa campanha suja envolve dois aspectos muito negativos. Primeiro, introduz a mentira e a insídia como métodos de fazer política. E, segundo, utiliza a religião como pretexto para politica partidária dividindo as comunidades religiosas.
Segundo Garcia, saúde, educação e segurança serão as três áreas prioritárias do futuro governo Dilma, que já as discutiu com os governadores eleitos: De acordo com ele, os três pontos prioritários já são compromissos do programa de Dilma.
Só que agora a campanha pretende explicitá-los mais: — O que está em jogo são dois projetos. O da oposição, que é um projeto neoliberal.
E o nosso, que privilegia a melhor educação, reduziu a mortalidade infantil, tirou 30 milhões de pessoas da linha abaixo da pobreza, gerou 14 milhões de empregos com carteira assinada, entre muitas conquistas. A sociedade não é composta por um bando de imbecis, como imagina a oposição. Ela vai saber escolher qual projeto tem realmente mais compromisso com a vida.
 Vaccarezza: Serra e Dilma pensam o mesmo sobre aborto O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) também disse ontem que o debate sobre o aborto não será tema central da campanha e afirmou que Serra e Dilma têm posições iguais sobre este tema: — Serra foi quem normatizou a lei do aborto, e a Dilma já afirmou que o governo não fará mudanças na lei. Deixando a firula de lado, a politização, os dois têm a mesma posição.
Ele disse também que o deputado Luiz Bassuma (PV-BA) nunca foi expulso do PT porque era contra a legalização do aborto. Disse que ele foi suspenso por ter feito manifestação contra as mulheres e militantes que defendiam a descriminalização do aborto, agredindo verbalmente muitas delas. Vaccarezza afirmou ainda que pastores, padres e outros representantes de igrejas que apoiam a candidatura Dilma irão ajudar a desfazer os boatos contra a petista: — Estamos num período em que as paixões tiram as pessoas do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters