quinta-feira, outubro 07, 2010

Ex-presidente colombiano defende ex-assessor, inabilitado para cargos públicos por 18 anos

Ex-presidente colombiano defende ex-assessor, inabilitado para cargos públicos por 18 anos
O Globo
BOGOTÁ. O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe saiu em defesa do ex-secretário-geral da Presidência Bernardo Moreno, assumindo responsabilidade pelas interceptações telefônicas ilegais durante seu governo. Uribe ainda afirmou que está à disposição do Congresso e da Suprema Corte de Justiça (CSJ) para ser investigado. Na terça-feira, Moreno foi destituído e inabilitado para cargos públicos por 18 anos, depois de ter sido acusado de espionagem contra opositores, jornalistas e juízes. O esquema de escutas foi um dos principais escândalos que abalaram os dois mandatos de Uribe, de 2002 e 2010.
Ontem, o ex-assessor de Uribe afirmou que não extrapolou suas funções e que o então presidente estava ciente de todas as suas atividades. Através de um comunicado, Moreno disse que nunca ordenou, sugeriu ou insinuou a investigação de nenhum magistrado, muito menos mediante mecanismos ilegais.
Ele ainda garantiu que entrará com recurso contra a decisão da Procuradoria.
De acordo com o procurador Alejandro Ordóñez, o então assessor de Uribe organizou, em 2008, uma reunião na Casa de Narinho, cujo objetivo era passar “informação reservada” sobre um suposto amigo de juízes da Suprema Corte.
Tais magistrados mantinham diversas disputas com Uribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters