quinta-feira, outubro 07, 2010

Células de gordura crescem por toda a vida

Células de gordura crescem por toda a vida
O Globo - Ciência
Estudo mostra que o ganho de apenas 1,6 quilo produz cerca de 2,6 bilhões de adipócitos
 WASHINGTON. A quantidade de células de gordura do corpo não é definida na infância e na adolescência, como se acreditava. É o que mostra uma nova pesquisa realizada por uma equipe liderada pelo médico Michael Jensen, da Clínica Mayo, nos Estados Unidos.
Segundo o estudo, publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”, estas células se multiplicam cada vez que um adulto ganha peso.
O estudo foi feito com 28 voluntários, homens e mulheres, magros e saudáveis que, por um determinado período, fizeram uma dieta hipercalórica riquíssima em açúcar. A medida que engordavam, ocorreu um acúmulo de novas células de gordura em determinadas partes do corpo, principalmente na barriga e nos quadris.
Antes, acreditava-se que as células gordurosas em adultos apenas diminuíam ou aumentavam de tamanho.
Agora os cientistas querem entender por que o ganho de peso na área dos quadris não é tão perigoso quanto o da região abdominal.
Jensen explica que o perigo do excesso de peso é que os adipócitos não são apenas depósitos de gordura. Eles produzem hormônios e outras substâncias importantes para a saúde. Mas, em desequilíbrio, podem elevar o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
— A gordura das pernas parece ter uma função protetora — afirma o pesquisador.
Durante dois meses, os participantes aceitaram comer bem mais do que estavam acostumados. A dieta foi enriquecida com milk-shakes, chocolate e bebidas energéticas.
Nesse período, a maioria engordou cerca de 3,5 quilos, 2 quilos na barriga e 1,5 nos quadris. Um ganho de peso de apenas 1,6 quilo resulta na criação de cerca de 2,6 bilhões de células de gordura.
Os resultados surpreenderam o médico e sua equipe, que esperavam que as mulheres engordassem nos quadris e os homens na barriga: — Percebemos que ambos os sexos engordaram nas mesmas regiões de forma igual.
O próximo passo é descobrir os fatores genéticos e ambientais que estimulam a produção de gordura nestas duas áreas do corpo.
— A maioria de nós tem problemas quando ganha peso. E não o perdemos facilmente — explicou Jensen.
Mais de dois terços da população americana estão com sobrepeso ou obesos. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, as populações de países desenvolvidos estão engordando rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters