terça-feira, outubro 12, 2010

Avaliação e crescimento

Avaliação e crescimento
NELSON SANTONIERI
"Meu professor da sétima série era tão bom que hoje matemática é minha matéria preferida".
Este depoimento foi dado por aluno a uma empresa que fez a avaliação externa do Multicurso Matemática - programa de formação continuada para professores de matemática do ensino médio, cujo objetivo é melhorar o ensino aprendizagem da disciplina.
A avaliação foi encomendada pela Fundação Roberto Marinho, instituição que valoriza essa atividade como meio de aprimorar os resultados das ações que realiza. Prestar contas à sociedade, identificar as responsabilidades de cada agente e detectar os desafios a tempo de corrigir os rumos é o dever de todos que trabalham pelo maior bem público do país: a educação. A partir da Lei de Diretrizes e Bases - que, em 1996, determinou a obrigatoriedade da avaliação - a cultura da avaliação começou a se consolidar no país. Um ano antes, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) já tinha passado a ter alcance nacional, quando todos os estados participaram do levantamento.
Em 2005, foi criada a Prova Brasil, que avalia estudantes do ensino fundamental das escolas públicas urbanas com mais de 20 alunos na série avaliada.

Na Fundação, a avaliação contempla três momentos: diagnóstico inicial, acompanhamento do processo e análise dos resultados. O trabalho é realizado por empresas e órgãos especializados, com base em práticas metodológicas que são referência na área. No Multicurso Matemática, a primeira fase foi feita em 2008, quando o programa foi implementado na rede pública estadual do Espírito Santo. Em seguida, foram feitas a avaliação em processo e uma aplicação final.
Na primeira fase, 10 mil alunos fizeram um teste baseado na escala de proficiência do Saeb. O resultado mostrou que a média dos estudantes do 1º ano do ensino médio, de 242,56, era muito próxima da apurada pela Prova Brasil entre alunos da 8ª série do ensino fundamental: 243,82. Um ano depois, na 3ª fase, um novo teste mostrou uma melhora significativa na média dos alunos impactados pelo programa: a média passou de 242,56 para 251,50.
No Multicurso Matemática, os docentes dispõem de material didático, fazem seminários, grupos de estudo e trocam experiências no ambiente virtual do programa, que permite troca de e-mails, criação de blogs e chats. A partir da avaliação externa, a Fundação incluiu um curso on-line de trigonometria para professores que haviam relatado dificuldades para ensiná-la.
Tão importantes quanto o programa são as lições que a avaliação nos dá, mostrando a efetividade ou não dos projetos. É um instrumento fundamental da transparência, decisiva para preparar as ações que vão construir a sociedade que queremos.
NELSON SANTONIERI é gerente-geral de Teleducação da Fundação Roberto Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters