terça-feira, outubro 12, 2010

A necessária desilusão amorosa

A necessária desilusão amorosa
MARION MINERBO - marion.minerbo@terra.com.br
O que leva uma adolescente a se apaixonar e sofrer por um ídolo inatingível?
AO COMPLETAR 14 anos, a filha de uma amiga pediu aos pais um presente diferente: ir ao aeroporto Galeão para ver Zac Efron, seu ídolo.
O ator, na época com 21 anos, sairia de um voo que chegava de Angra e embarcaria em outro que o levaria de volta aos EUA. Esse encontro parecia tão importante que os pais, mesmo achando estranho, decidiram bancar.
Às 22h o rapaz apareceu atrás do vidro. A garota o viu por pouco mais de um minuto, mas ficou feliz. Como não havia mais voo de volta para São Paulo, dormiram no aeroporto até o dia seguinte.
Outra adolescente, de 15 anos, está apaixonada por Nick, da banda Jonas Brothers. Quando o grupo passou por São Paulo, ela e outras 5.000 meninas fizeram fila durante horas para tirar foto com eles. Ao chegar perto do artista, a garota passou-lhe disfarçadamente o número de seu celular. Ele não ligou.
O que leva essas adolescentes a se colocarem na difícil -e dolorosa- situação de competir com mil outras garotas pelo amor do ídolo?
Certamente não é para pagar mico, nem por masoquismo. Elas precisam sofrer a desilusão do amor impossível para, recuperando-se, vir a amar alguém possível. Onde achar um amor impossível?
Um ator bonito e talentoso tem tudo para ser tão idealizado quanto inatingível.
Mas a fã vai lutar bravamente antes de desistir. Vai tentar de tudo até ter certeza de que não tem chance. A criativa vai até o aeroporto, a ousada dá o número de telefone. Uma precisa constatar pessoalmente que o avião partiu mesmo. A outra tem de amargar a frustração pela ligação que não veio.
A fã acabará aceitando que o ídolo escolherá alguém de seu próprio mundo, numa relação de igual para igual.
Ela não se coloca diante dele como igual, mas como admiradora incondicional: olha para ele com a mesma devoção com que olhava para o pai quando pequena.
Psiquicamente, as fãs de Zac Efron e Nick Jonas ainda são meninas. A necessária desilusão amorosa as liberta da infância e abre caminho para que virem mulheres.
Começam a olhar para os lados em vez de olhar para cima. A garota cujo ídolo não ligou descobriu um garoto interessante na sua classe e começaram a namorar.
Uma terceira teve um caso com seu ídolo. Depois, ele tocou sua vida e se casou com uma atriz. Mas ela ficou aprisionada naquela paixão. Nenhuma outra experiência, com nenhum outro homem, chegava aos pés do que tinha vivido com ele. Teve o azar de tirar o bilhete premiado.
MARION MINERBO, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, é autora de "Neurose e Não-Neurose" (Casa do Psicólogo)
class=� o m �_ �`_ 'text-align:justify;line-height:150%;border:none; mso-border-alt:solid #984806 1.0pt;mso-border-themecolor:accent6;mso-border-themeshade: 128;padding:0cm;mso-padding-alt:1.0pt 4.0pt 1.0pt 4.0pt'>DESMEMORIADOS Dilma cobrou, mas esqueceu o assunto “Paulo Preto”, ex-assessor do governo paulista que “fugiu com US$ 4 milhões”. Esqueceu, e Serra não cobrou, de “explicar detalhadamente” o escândalo Erenice Guerra.
FUROU A CANOA O governador do Rio, Sérgio Cabral, prometeu fazer companhia a Dilma, no debate da Band. Mas cancelou na última hora. A intriga mais saborosa atribuiu o cancelamento a más notícias nas pesquisas.
DILMA TEM VICE Michel Temer, vice de Dilma, desta vez foi incluído pelo PT entre os convidados para acompanhar a candidata no debate da Band. No primeiro debate, ele teve de “cavar” um convite da emissora. Temer está feliz, agora: pela primeira vez, vai aparecer no programa eleitoral.
MANCADA O programa de Agnelo Queiroz (PT) mostrou na TV quem o apoia – na “Assembleia” – ao governo do DF. Alguém precisa contar aos redatores do programa que não há Assembleia no DF, e sim Câmara Legislativa.
SÓ COLUNA? Descobriram que o filho do acupunturista de Dilma, Gu Zhou-Ji, está na folha de pagamentos da Casa Civil. O chinês disse que Erenice “estava com problema de coluna”. De coluna, artigos, editoriais, manchetes...
CASO MÉDICO No afã de atrair o apoio da Verde, o ex-senador petista Aloizio Mercadante disse que o coração dele e de Marina Silva “batem do lado esquerdo”. Do direito, seria irrevogável procurar um cientista.
PÕE NA CONTA O Conselho Nacional do Ministério Público apura suposta “lesão” ao nosso bolso pelo procurador-geral de Justiça do Piauí, Augusto Cézar Andrade, e do ex-, Emir Martins: eles deixaram um procurador em disponibilidade por quase dois anos. Remunerada, claro.
PENSANDO BEM......falta em carisma a Serra o que sobra em quilos a Dilma.
PODER SEM PUDOR
ERRO DE LOGÍSTICA
Hoje ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro foi escalado pelo PFL para disputar o governo de Pernambuco com Miguel Arraes, que retornara do exílio. Sabia que a surra seria grande, mas topou. O PFL botou um helicóptero à sua disposição e, certo dia, ele desceu num distrito próximo a Palmares. Foi o maior rebuliço. No palanque, ouviu a saudação: “E agora o candidato a governador de Pernambuco, que vem de helicóptero só para nos prestigiar!” Ele ficou surpreso com a expressão “nos prestigiar”, mas o locutor explicou onde ele chegara de verdade:
– O senhor é candidato em Pernambuco. O nosso distrito é em Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters