sábado, outubro 16, 2010

O cisma

O cisma
RENATA LO PRETE - FOLHA DE SÃO PAULO - 16/10/10
Até onde devem ir os esforços para cortejar líderes religiosos é questão que divide a campanha de Dilma Rousseff. Para uma ala, que tem Antonio Palocci como expoente, a candidata corre o risco de se tornar refém dessa agenda e das demandas pontuais de interlocutores. Pensa da mesma forma a assessora licenciada de Lula Clara Ant, adversária da ideia de Dilma assinar nova carta voltada ao eleitorado evangélico.
Para outra ala, depois do revés sofrido às vésperas do primeiro turno, é melhor ‘pecar pelo excesso’. Foi o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, com trânsito na Igreja Católica, quem garantiu aos evangélicos que Dilma endossaria o documento.
Primeira edição - Em meados de agosto, a campanha petista mandou imprimir o boletim ‘Ao Povo de Deus’, que incluía uma carta na qual a candidata declarava ser do Congresso a prerrogativa de tratar de temas ‘como aborto, formação familiar e uniões estáveis’.
No lápis - A queda de seis pontos percentuais registrada por Dilma, no novo Datafolha, entre os que dizem não ter religião reforça o argumento daqueles que, na campanha petista, defendem estar mais do que na hora de virar a página.
Testemunhal - Depoimentos de artistas pró-Dilma começaram a ser postados em sites de apoio à candidata. A ideia é levar alguns deles ao programa de televisão.
Wally - Aliados de Dilma estranharam a ausência no Rio de Janeiro, nesta semana, do governador Sér gio Cabral (PMDB), que apro veitou o feriado e foi à Eu ropa. Além disso, há quem enxergue desmobilização de prefeitos no Estado, no qual Marina Silva (PV) teve um de seus melhores desempenhos.
Oh, Deus! - Comen tário de um aliado a respeito da ‘escapada’ de Cabral para Roma: ‘Com a campanha do jeito que está, é possível que ele tenha ido visitar o papa’.
De volta - Stevam Knezevic, afastado da Casa Civil em meio ao Erenice gate, reassumiu as funções na Anac, seu órgão de origem, na quarta-feira passada. Quando deixou o Pla nalto, ele apresentou à agência um atestado médico que o manteve fora do ar por 15 dias.
Hierarquia - Em seu périplo mineiro pró-Dilma, Alexandre Padilha (Relações Institucionais) foi eclipsado por Walfrido dos Mares Guia (PTB). Dirigentes partidários relatam que, em reuniões da coordenação da campanha, a atitude de subordinação do ministro lembrou o período em que ele era subsecretário de Assuntos Federativos, e o petebista, titular da pasta.
Duas canoas - Autor da polêmica emenda que daria a Lula a chance de disputar o terceiro mandato, Carlos Willian (PTC-MG) participou anteontem do ato pró-Serra organizado por Aécio Neves em Belo Horizonte. À noite, discursou no jantar de Alexandre Padilha com deputados da base aliada.
Melhor dizendo - Serra buscou na garganta a saída para gafe que ia cometendo no discurso em BH. Ao saudar Maristela Kubitschek, filha de JK, começou chamando-a de Mara. Interrompeu com uma tosse e se corrigiu.
Visita à Folha - Denise C. Johnson, presidente da General Motors do Brasil, visitou ontem a Folha, onde foi recebida em almoço. Estava acompanhada de Marcos Munhoz, diretor de Relações Públicas e Governamentais, Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social, e Nelson Silveira, gerente de Comunicação Corporativa.
Tiroteio
O PSDB parece estar muito seguro. Não aprendeu com FHC, que sentou na cadeira antes da hora e perdeu para o Jânio.
DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PR), secretário de comunicação do PT, lembrando a disputa paulistana em 1985 ao comentar a preocupação, expressada pelo presidente tucano, Sérgio Guerra, com a ‘transição’ Lula-Serra.
Contraponto
Credenciais
Ao deixar a sede da OAB, anteontem, Michel Temer foi abordado por jornalistas que lhe perguntaram se a visita havia sido de cunho eleitoral. O peemedebista negou, lembrando a carreira na área do direito e sua ‘longa história’ com a entidade.
Depois da partida de Temer, e sabendo que ele iria dali para outra visita, desta vez à CNBB, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, brincou com os repórteres:
- Agora, quando vocês chegarem lá, lembrem de perguntar se ele já foi coroinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters