sábado, outubro 16, 2010

Uma coisa puxa a outra

Uma coisa puxa a outra
CLAUDIO WEBER ABRAMO - Folha de São Paulo
O Partido Trabalhista Cristão do recém-eleito Agaciel Maia é o mesmo PRN sob o qual Collor se elegeu em 1989
O EVENTUAL leitor haverá de lembrar-se de Agaciel Maia, aquele indivíduo que, apadrinhado por José Sarney, reinou durante anos na diretoria-geral do Senado e de lá saiu acusado de irregularidades em massa.
Maia acaba de eleger-se deputado distrital em Brasília sob a legenda do Partido Trabalhista Cristão (PTC), grupamento que tem na família Tourinho a sua base inspiradora. O presidente é Daniel Tourinho, candidato neste ano (fracassou) à Câmara dos Deputados pelo Rio de Janeiro. Ocupam cargos no partido o pai Túlio, a mãe Maria da Conceição, o filho Diego, as irmãs Ignez e Vera Lúcia (esta última também presidente da seção sergipana da, digamos, agremiação) e os sobrinhos Roberto e Fernando. O PTC é o mesmo PRN sob o qual Fernando Collor se elegeu em 1989.
O presidente do Diretório Regional do DF vem a ser Divino Omar Nascimento, assessor do deputado federal Carlos Willian (PTC-MG, não reeleito). Nascimento, que acumula a Segunda Tesouraria nacional, é citado no caso do mensalão do DEM como tendo recebido R$ 100 mil para emprestar o apoio do PTC à campanha de José Roberto Arruda em 2006.
O assessor-presidente-tesoureiro aparece como testemunha de ameaça que o deputado Mário de Oliveira (Partido Social Cristão de Minas, reeleito) fez a Willian em 2 de fevereiro de 2007, primeiro dia da atual legislatura. O PSC é a legenda pela qual Joaquim Roriz concorre ao governo do DF pela interposta pessoa de sua mulher.
Conforme declarou Nascimento ao Conselho de Ética da Câmara em setembro de 2007, o político trabalhista-cristão tomava um cafezinho no plenário da Casa quando o representante social-cristão aproximou-se, "chamando de safado, de ladrão, você vai me pagar, vou te pegar".
Os dois próceres pertencem à mesma Igreja do Evangelho Quadrangular, também abrigo espiritual do primeiro-tesoureiro do trabalhismo-cristão nacional, Cléio Gaspar de Sá Freire. Por falar em grana, o tesoureiro dos sociais-cristãos (cristãos-socialistas? tudo é possível, como atesta o capital-socialismo do Partido Socialista Brasileiro) é um certo Luiz Rogério Ognibeni Vargas, ex-secretário de Administração do Estado do Rio de Janeiro (governo Rosinha Matheus) e alvo de ação civil pública por conta do escândalo dos bingos da Loterj (o caso Waldomiro Diniz).
Enfim, Willian e Oliveira são ou eram sócios de uma mesma estação de rádio em Ipatinga (MG). De acordo com Divino, foi Oliveira quem inventou Willian. Quanto a qual das relações (a sectária, a política, a telecomunicativa ou todas, ou talvez outra) motivou a altercação, não ficou esclarecido.
Fechando o círculo, o fato é que Agaciel Maia, sob a proteção trabalhista-cristã, e com o voto sem dúvida consciente de mais de 14 mil brasilienses, agora contará com privilégio de foro em inquéritos e processos que correrem sobre a sua gestão no Senado.
CLAUDIO WEBER ABRAMO é diretor-executivo da Transparência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters