sábado, outubro 16, 2010

Horário de verão amanhã

Horário de verão amanhã
Relógios devem ser adiantados em uma hora
 BRASÍLIA. O horário de verão começa no primeiro minuto deste domingo. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os seguintes estados terão o horário especial: Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O horário de verão só vai terminar em 20 de fevereiro de 2011.
O objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de ponta, entre 19 h e 21 h, o que evita a sobrecarga do sistema e diminui os riscos de queda de energia. A economia em todo o país equivale ao gasto de energia de 62% da cidade do Rio na hora de pico.
O horário de verão também traz um ganho, embora menor, para a queda no consumo total de energia, que deverá ficar em 0,5% nas três regiões. No Brasil, o horário de verão começou a vigorar em 1931. Desde 1985, vem sendo adotado todos os anos, sem interrupções. É usado também nos EUA e em vários países da União Europeia, onde a medida vigora de março a outubro.
A escolha dos domingos para início do horário de verão visa facilitar a adaptação das pessoas às mudanças. O horário especial permite uma melhor utilização da luz natural ao entardecer e atrasa o consumo da luz artificial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters