sexta-feira, outubro 08, 2010

Árabes dão mais algumas semanas para processo de paz

Árabes dão mais algumas semanas para processo de paz
08. Outubro 2010 - 22:37 - Por Lamine Ghanmi
SIRTE, Líbia (Reuters) - Os Estados árabes consideram que o processo de paz entre palestinos e israelenses não está avançando, e irão discutir alternativas nas próximas semanas, disse na sexta-feira um porta-voz do presidente palestino, Mahmoud Abbas.
Em reunião na localidade líbia de Sirte, os chanceleres da Liga Árabe deram aval a Abbas por sua recusa em continuar com as negociações se Israel não prorrogar a moratória unilateral na construção de moradias em assentamentos da Cisjordânia ocupada.
Mas, ao menos por enquanto, os árabes não desejam abrir mão do processo.
"O comitê árabe de acompanhamento irá se reunir para mais uma reunião nas próximas semanas a fim de estudar alternativas e as ideias que foram apresentadas pelo presidente", disse o porta-voz Nabil Abu Rdainah à Reuters, sem explicar quais seriam as "alternativas" propostas por Abbas na reunião a portas fechadas.
Ele negou que tenha surgido uma recomendação de voltar às negociações indiretas sob mediação dos Estados Unidos, dando a Washington o prazo de um mês para resolver o impasse.
A pedido dos Estados Unidos, os governos árabes discutem formas de evitar o colapso do atual processo de paz, retomado há apenas cinco semanas, após um hiato de 20 meses.
"Não há negociações no momento porque a posição dos israelenses é muitíssimo negativa. Eles não estão cooperando nas negociações", disse o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, antes de ouvir as propostas de Abbas.
Ele deixou claro que o comitê não iria dizer ao presidente palestino o que fazer, pois estava lá para ouvir.
A moratória israelense de dez meses na ampliação dos assentamentos expirou no fim de setembro, e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não se mostra disposto a renová-la, para não desagradar parceiros de coalizão.
Rdainah disse que Abbas conversou por telefone na quinta-feira com a secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, dizendo a ela que "Israel precisa parar completamente as atividades colonizadoras para que o processo de paz possa ter sucesso."
"Os norte-americanos nos disseram que estão continuando seus esforços com o governo israelense. Estamos esperando para ver os resultados desses esforços", afirmou o porta-voz.
(Reportagem adicional de Mohammed Assadi, em Ramallah; e de Ari Rabvinovitch, em Jerusalém)
Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters