sexta-feira, outubro 08, 2010

Onda de arrastões no Rio vira tsunami

Onda de arrastões no Rio vira tsunami
Correio do Brasil - Redação - do Rio de Janeiro
A onda de arrastões nas ruas do Rio de Janeiro, com 33 assaltos registrados desde janeiro, 145 vítimas e 34 carros roubados, continua crescendo sem que as forças de segurança consigam contê-la. No início da manhã desta quinta-feira, assaltantes lançaram uma granada contra uma viatura da PM, na Zona Oeste do Rio. Os estilhaços feriram uma idosa de 80 anos.
O novo ataque dos bandidos ocorreu um dia após o governador Sérgio Cabral anunciar à imprensa a sua decisão de promover a troca de comandantes de vários batalhões da PM. O anúncio contraria a tese defendida pelo governador de que jamais interferiria na composição dos comandos das unidades da PM.
Segundo Cabral, a medida visa a tentar impedir a circulação cada vez maior das quadrilhas fortemente armadas que estão deixando os cariocas em pânico. Especialistas em segurança pública contestam a possibilidade de eficácia da iniciativa do governador.
A granada atirada na manhã desta quinta-feira estava com a quadrilha de quatro assaltantes que ocupavam duas motos. Após roubarem uma terceira motocicleta na Rua dos Limites, em Padre Miguel, o bando lançou o artefato na direção de uma patrulha do 14º BPM (Bangu).
Maria de Lourdes Oliveira, 80, que estava na calçada, na porta de sua casa, na Rua dos Limites, foi atingida pelos estilhaços e levada para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. O caso foi registrado na 34ª DP (Bangu).
Assaltos cresceram 158% no atual governo
Ex-secretário de Segurança Pública do Rio, o deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), afirmou que a substituição nos comandos de batalhões da PM não surtirá efeito.
- A onda de arrastões, que por não ter sido devidamente combatida no seu início, em janeiro, já se transformou num tsunami, não diminuirá com alteração cosmética de simplesmente trocar os comandos dos batalhões. O crescimento brutal do roubo a transeuntes, que atingiu 158% de aumento neste governo, se deve à decisão irresponsável do governo de concentrar grandes contingentes de policiais militares nas UPPs, deixando as ruas desguarnecidas e ao bel prazer dos criminosos – radiografou Marcelo Itagiba.
Para o ex-secretário de Segurança, o governo precisa investir no aumento do contingente da PM, para que a instituição possa garantir o patrulhamento das ruas e ampliá-lo, nos próximos anos, para a realização segura da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, quando a população da cidade se somará aos milhares de turistas que virão ao Rio.
- Ao invés de cometer injustiças, substituindo comandantes de batalhões que possam estar fazendo bem o seu trabalho, dentro do possível, diante das dificuldades que enfrentam para trabalhar com efetivos pequenos, o governador deveria se sentir responsável pela segurança de toda a população, o que não fez até hoje – criticou Itagiba.
De acordo com o deputado federal, a política de segurança do governo Cabral atende somente a alguns.
- O governador deveria garantir segurança a todos, e não somente a algumas comunidades da Zona Sul e outras poucas da Zona Norte. Todos têm direito à segurança prestada pelo Estado, inclusive os moradores da Baixada e do interior do estado, que sofrem mais porque os efetivos dos batalhões de suas regiões estão mais reduzidos do que de outras unidades da capital, nessa perda contínua de policiais para as UPPs – defendeu Itagiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters