sexta-feira, outubro 08, 2010

Tremor de terra de 4,5 graus na escala Richter atinge Brasília e Goiás

SUSTO
Tremor de terra de 4,5 graus na escala Richter atinge Brasília e Goiás
Publicada em 08/10/2010 às 21h04m
O Globo, CBN, Agência Brasil, Jornal Nacional, DFTV, Goiasnet
Prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve de ser evacuado por precaução - Foto de André Coelho/Agência O Globo
SÃO PAULO, BRASÍLIA e GOIÂNIA - Dois tremores de terra, um deles de 4,5 graus na escala Richter, foram sentidos, na tarde desta sexta-feira, em vários pontos do Distrito Federal inclusive Brasília, e em cidades de Goiás.O Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB) confirmou o registro de dois sismos, um deles de maior magnitude, na cidade de Mara Rosa, no norte goiano, na divisa com o Tocantins, a cerca de 483 km da capital federal. O tremor ocorreu por volta das 17h17m. Apesar do susto, não houve feridos.
O sismo foi sentido por moradores da Asa Norte e Asa Sul, na região central de Brasília, e também em Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Guará. Há também relatos do abalo em alguns bairros de Goiânia; como Centro, Setor Oeste e João Braz; e nos municípios goianos de Porangatu, Campinaçu e Mara Rosa onde, de acordo com moradores, houve três fortes tremores em sequência. Em Porangatu, na parte mais alta da cidade, há relatos de objetos que caíram das prateleiras após os tremores.
Primeiro balançou a cadeira. Na segunda vez, vi que estava balançando não só a cadeira, mas também os copos e as chaves do armário
Muitas pessoas ficaram assustadas e alguns moradores de Goiás relataram que o tremor foi parecido com o produzido por um rolo compressor e o barulho como o de um trovão. Em Brasília, houve pânico entre funcionários e pelo menos três prédios públicos foram esvaziados na Esplanada dos Ministérios, por precaução: Procuradoria Geral da Fazenda, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nenhum problema na estrutura das edificações foi encontrado.
O tremor, de acordo com sismólogos da UnB, foi uma "acomodação natural das camadas profundas no subsolo". Esse foi o maior sismo já registrado na região central do país, segundo o observatório.
Um trabalhador que estava na 516 Norte, em Brasília, conta como percebeu o abalo:
- Primeiro balançou a cadeira, achei estranho, pois nunca tinha visto isso. Na segunda vez, vi que estava balançando não só a cadeira, mas também os copos e as chaves do armário - relata.
Por causa do tremor, os bombeiros do Distrito Federal registraram 200 ligações e a Defesa Civil outras 40. Os bombeiros de Goiânia também receberam dezenas de ligações.
Na última segunda-feira também foram registrados tremores na região de Mara Rosa, Campinorte e Estrela do Norte. O abalo foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e alcançou magnitude de 3,6 numa escala que vai de 1 a 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters