sexta-feira, outubro 08, 2010

Ruído na comunicação

Ruído na comunicação
Renata Lo Prete - Folha de S. Paulo - 08/10/2010
Numa semana na qual aliados de A a Z apontaram a beligerância em relação à imprensa como um dos fatores que contribuíram para impedir que Dilma Rousseff (PT) liquidasse a eleição no primeiro turno, integrantes da campanha manifestam incômodo com a movimentação de Franklin Martins (Comunicação Social), em viagem à Europa para colher ideias que resultem num projeto de regulamentação da mídia.
Foi especialmente mal recebida a declaração, feita ontem pelo ministro, de que no Brasil "a imprensa é livre, o que não significa que seja boa". Muito antes da viagem, petistas já se queixavam de que Franklin atua seguidamente para "pilhar" os ataques de Lula.
Por perto A principal motivação de Lula, ao convidar Ciro Gomes (PSB-CE) para assumir uma lugar na coordenação da campanha de Dilma, foi evitar que o deputado e ex-candidato a presidente ficasse solto na praça, eventualmente exercitando seu espírito crítico contra a candidatura governista.
Oremos Dilma incluiu o Santuário de Aparecida em seu roteiro de terça, data oficial da padroeira. Se confirmar a visita, esbarrará em José Serra, que irá ao templo. A presença dos candidatos é vista com cautela pela Basílica. "Serão bem-vindos se vierem para rezar", adverte o padre Darci Nicioli.
Flashback A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha no segundo turno da eleição presidencial de 2006 mostrou Lula com 50% das intenções de voto e Geraldo Alckmin com 43%. Se considerada a projeção de válidos à ocasião, o placar era de 54% a 46%. Nas urnas, o petista, reeleito, obteve 60,83%, e o tucano, 39,7%.
Prova dos nove O vice Michel Temer comanda hoje, em frente à sede da Força Sindical, o primeiro ato suprapartidário pró-Dilma em solo paulista no segundo turno. O evento servirá para aferir a adesão de aliados do PDT, PP, PSB e PMDB que se dividiram na campanha.
O cara Rapidamente, o senador eleito Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) vai assumindo o protagonismo da articulação política da campanha de Serra. Com bom trânsito entre aliados e adversários, o ex-secretário da Casa Civil tem como primeira missão desatar o nó das negociações com os "verdes".
Ele e ela A propaganda de Serra retorna hoje mais "comparativa" do que no primeiro turno. Além de cotejar biografias, os programas chamarão a atenção, por exemplo, para o que aconteceu na ultima vez em vez em que se elegeu um presidente "que ninguém conhecia".
Na real Petistas de São Paulo reconhecem que o engajamento de Geraldo Alckmin na campanha de José Serra está acima do imaginado. Em consequência disso, acham difícil que Dilma venha a obter mais de 40% dos votos no Estado. No primeiro turno, ela ficou com 37%.
Transfusão Do Sírio-Libanês, onde está hospitalizado desde terça-feira, José Sarney telefonou ao correligionário Renan Calheiros para endossar a cobrança por mais espaço para o PMDB no comando da campanha de Dilma. A ala peemedebista do Senado está ainda mais alijada do núcleo decisório do que os colegas da Câmara.

Visita à Folha Abram Szajman, presidente da Fecomercio, dos conselhos do Sesc e do Senac em São Paulo e do Sebrae-SP, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Luiz Francisco de Assis Salgado, diretor regional do Senac, e de Ricardo Luiz Tortorella, diretor-superintendente do Sebrae-SP.
Tiroteio
"Pedro Simon começou apoiando Serra, mudou para Dilma e terminou com Marina. Com mais alguns dias de campanha, talvez ele pulasse para o barco do Plinio."
DO DEPUTADO RODRIGO ROCHA LOURES (PMDB-PR), comentando as mutações do senador gaúcho, seu correligionário, ao longo do primeiro turno.
Contraponto
Pesos-pesados No encontro realizado pelo PMDB anteontem em Brasília, um dos assuntos era a indicação de Ciro Gomes (PSB), crítico notório do partido, para integrar a coordenação da campanha de Dilma Rousseff.
Inconformado, o mineiro Newton Cardoso citou o episódio do vídeo sobre a viagem de Ciro, com o irmão Cid e outros familiares, a Nova York e sentenciou:
-Esse aí é um ladrão!
Ao ouvi-lo, um cardeal peemedebista comentou:
-Agora, quando formos responder ao Ciro, chamaremos o Newtão: eles têm a mesma estatura moral...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters