sexta-feira, outubro 08, 2010

Ciro, o retorno do falastrão

Ciro, o retorno do falastrão
BLOG PITACOS
Ciro saiu das catacumbas e foi guindado para a coordenação da campanha de Dilma. A coisa deve estar feia para a banda da candidata petista, ao ponto de apelar para os serviços de Ciro, um notório falastrão, que um dia diz uma coisa e no outro diz outra completamente diferente.
A indicação de Ciro não provoca um mínimo de preocupação em Serra, apesar de que o papel do ex-cearense na coordenação de Dilma deve ser o de dizer baixarias contra o candidato tucano.
É só não dar ouvidos para ele, que lembra muito a canção "Carolina", de Chico Buarque: “o tempo passou na janela e só ele não viu”.
Aconselhamos Serra a, no máximo, indicar um assessor do terceiro escalão para responder a Ciro, apenas para que as bobagens que ele venha a dizer não assumam foros de verdade. Bateu, levou. No mais, é ignorar sua existência.
Os petistas é que devem ficar preocupados. Ciro é conhecido pela sua enorme capacidade de provocar baixas nas fileiras aliadas, em função de sua metralhadora giratória. E ele já chegou atirando na própria campanha de Dilma, que, no seu entendimento, perdeu votos para Marina “por causa da frouxidão moral” demonstrada “aqui e ali”.
Como “frouxidão moral” entenda-se os escândalos da quebra de sigilos de peessedebistas e de familiares de Serra e o balcão de negócios montado por Erenice Guerra e sua trupe na Casa Civil da Presidência, sob as barbas de Lula e debaixo do nariz de Dilma.
Estamos curiosos em saber como vai ser a sua convivência com Michel Temer, Moreira Franco Eduardo Alves e outros peemedebistas, que Ciro chamou de “ajuntamento de assaltantes". Ué! Será que eles se regeneraram? Ou ele não sente mais incômodo em partilhar o pão com quem xingou de “assaltantes”?
Ciro é conhecido por ser boquirroto e por meter os pés pelas mãos. Caiu na lábia de Lula e transferiu seu título eleitoral para São Paulo, deixando o caminho livre para Dilma. Quando viu que fatalmente iria engrossar o folclore político nacional, desistiu de ser candidato ao governo de São Paulo, que era o plano combinado com Lula.
Justamente São Paulo, de quem ele sempre falou mal, apesar de não saber sequer onde fica o Ipiranga. Ontem mesmo, ao ser nomeado coordenador de Dilma, voltou a atacar o estado que queria governar, criticando “essa simplificação grosseira que a política de São Paulo quer impor ao país de que só existe vida inteligente no PSDB e no PT".
Agora ele é só elogio a Dilma. Mas o que dizia de sua candidatura, no início do ano, quando caiu a ficha e descobriu que Lula tinha lhe dado uma tremenda rasteira, ao não escolhê-lo como candidato a presidente do campo governista? Eis o seu juízo de valor, na época:
“Minha sensação agora é que o Serra vai ganhar esta eleição. Dilma é melhor do que Serra como pessoa. Mas o Serra é mais preparado, mais legítimo, mais capaz.
Mais capaz, inclusive, de trair o conservadorismo e enfrentar a crise que conheceremos em um ou dois anos.”
Complementou: “Em 2011 ou 2012, o Brasil vai enfrentar uma crise fiscal, uma crise cambial. Como estamos numa fase econômica e aparentemente boa, a discussão fica escondida. Mas precisa ser feita. Como o PT, apoiado pelo PMDB, vai conseguir enfrentar esta crise? Dilma não aguenta. Serra tem mais chances de conseguir”.
Como estava tiririca da vida, Ciro soltou os cachorros para cima do caudilho: “Lula está navegando na maionese. Ele está se sentindo o Todo-Poderoso e acha que vai batizar Dilma presidente da República. Pior: ninguém chega para ele e diz ‘Presidente, tenha calma’. Ele não é Deus”.
Fez um desabafo: “Não me peçam para ir à televisão declarar o meu voto, que eu não vou. Sei lá. Vai ver viajo, vou virar intelectual. Vou fazer outra coisa”.
Ciro é isto. Come feijoada e arrota faisão. Vende o peixe de que é um político altamente capacitado e com densidade eleitoral em todo o país. Só compra quem quer.
Em busca do próprio eixo
A unção de Ciro à coordenação de Dilma, com seu destrambelho e capacidade de dizer e desdizer-se com a mesma veemência, é mais um atestado de desorientação que acometeu a campanha de Dilma, neste segundo turno.
Unificar a estratégia, o discurso e a maquiagem da candidata consome um tempo precioso e torna aliados voláteis ainda mais voláteis. Neste ínterim, Serra nada de braçada, no mesmo rumo em que navega desde o início da campanha, com uma ou outra correção ou ênfase.
É emblemática do que se passa nas hostes lulo-petistas a declaração do governador Jaques Wagner, da Bahia. Ele atirou publicamente: “Não adianta pintar Dilma de verde. Dilma tem que ser Dilma”.
A qual Dilma o petista baiano se referiu é uma incógnita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters